Cidade
No ar agora
Arena Sertaneja
04:00
Tela Ao Vivo
80%
Restante de hoje
Carregando grade...
Amanha

Secretaria de Saúde desenvolve serviço de cuidado farmacêutico

UBSs

Rádio Cidade 23/06/2022 as 13:21
Secretaria de Saúde desenvolve serviço de cuidado farmacêutico
Texto Geral

Entre as frentes de trabalho da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (22), foi apresentado, na Uniasselvi, para os médicos da Atenção Básica, o projeto que aborda o cuidado farmacêutico, que é realizado por meio da Atenção Farmacêutica. O objetivo do serviço é focar diretamente no tratamento do usuário, entender as necessidades, as dificuldades para melhorar a adesão, e consequentemente o tratamento da doença.  

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, salientou a importância desse serviço. “O farmacêutico vai acolher, atender, ver os medicamentos que o paciente faz uso, se ele pode ser tomado com outros tipos, como ele está fazendo o uso, se está tomando no horário certo, se porventura alguns deles causam alguma reação, se pode ser substituído, enfim, assim vamos atingir o nosso alvo, que é o ser humano, os cuidados com a saúde, e assim melhorar a qualidade de vida, as pessoas passaram a produzir melhor, e poderem ter uma vida mais feliz”. 

A diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi, destacou a importância de o usuário ter o medicamento, mas saber usar de maneira correta. “Esse serviço vem para garantir uma farmacoterapia mais efetiva, mais segura, e também mais conveniente para realidade de cada paciente. O projeto vem como um apoio, principalmente aos prescritores e assim esperamos dar maior suporte quando se fala em adesão ao tratamento”. 

Patrícia explica que o serviço foi ofertado pelo esforço da equipe de trabalho que debateu e entendeu que esse projeto pudesse ser viabilizado em Brusque. O serviço já está implantado, e é feito por agendamento pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). E em outras oportunidades o projeto também já foi apresentado para técnicos em enfermagem, enfermeiros e na quarta-feira (22), aos médicos. 

A farmacêutica da rede, Tereza Busnardo, salienta que a parceria com as UBS é importante. “São os profissionais da unidade que vão identificar as demandas e vão nos encaminhar, ou seja, pacientes que estão confusos com o uso dos medicamentos, que apresentem reações adversas, enfim, vamos ter mais proximidade entre os serviços”.


Continue lendo

Leia também

Brusque perde  na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Geral Brusque perde na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Redação 28/02 19:55 Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Geral Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Redação 28/02 17:44 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Geral 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Redação 28/02 17:20 Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Geral Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Redação 28/02 15:50

Sonoro

Seu programa favorito comeca em 5 minutos

Notícias

Você está sempre bem informado.
Quer receber alertas de novas notícias diretamente aqui?

Ao vivo

Curtindo a rádio?
Quer saber quando seu programa favorito começa?

Obituário

Notas de Falecimento
Deseja receber um alerta discreto de novas notas?

Plantão

Plantão Rádio Cidade
Quer ser o primeiro a saber quando algo importante acontecer?

Esporte

Quer ser avisado de notícias sobre esporte
ou quando um jogo começar na nossa cobertura?